Notícias


Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água comemora-se no dia 22 de março com o objetivo de conscientizar a população da importância de economizar a água. Estamos conscientes desta importância, por isso trabalhamos diariamente com as equipes sobre cuidados e desperdícios deste bem, dando dicas de aproveitamento e reaproveitamento da água utilizada.

Neste ano disponibilizamos um cartaz para divulgação e lembrete nos refeitórios atendidos pela Eccel sobre a data para os colaboradores das empresas, enviando também uma news aos nossos clientes.

A cada ano a ONU informa um tema e em 2019 foi 'Água para Todos', sendo um alerta para o fato de que 2,1 bilhões de pessoas vivem sem água potável em casa.

Abaixo algumas dicas de consumo consciente da água:

- Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dente com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apensas 2 minutos.

- Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo. Isso gera uma economia de até 30 mil litros ano ano.

- Evite duchas de alta pressão. Elas tem uma vazão muito grande de água, de 20/30 litros por minuto. A Organização Mundial de Saúde diz que o consumo consciente por habitante é na ordem de 112 litros por dia.

- Organize a louça antes de lavá-la. Deixe os utensílios de molho e lave toda a louça e enxague tudo de uma única vez. O uso de materiais biodegradáveis também ajudam na economia.

- Só ligue a lava-roupas quando estiverem cheias, pois isso evita o desperdício. Verifique se as roupas realmente precisam ser lavadas. Por exemplo, casacos e jeans podem ser usadas mais de uma vez.

- Em caso de piscinas, cubra-a com uma capa quando não estiver usando-a. As piscinas podem perder até 90% de sua água devido a evaporação. A cobertura também evita o depósito de folhas e outros resíduos e por consequência, menos troca de água.

- No jardim, evite regras as plantas nos horários de sol forte. O horário ideal é antes das 10h e após às 19h, devido a sua evaporação. No inverno é possível regar as plantas dia sim, dia não. Evite também a utilização de mangueira e volte a utilizar o bom e velho regador. Com essas medidas, você pode economizar cerca de 96 litros de água diariamente só com as plantas. 

- Use a vassoura para limpar o quintal. Uma mangueira ligada por 15 minutos gasta em média 280 litros de água. Se precisar utilizar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínimo de água aliada com uma forte pressão.

- Utilize balde e pano para limpar seu carro.

- Reutilize as águas provenientes do chuveiro ou da máquina de lavar roupas para limpar os terraços ou outras áreas externas. 

- Use cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva e reutilizá-las em regas, na limpeza do quintal, dos pisos, dentre outros.

Fonte: www.ecycle.com.br




[topo]