Eccel Restaurantes Empresariais e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

Controle sua hipertensão


 

Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A presença da hipertensão pode ter inúmeras causas, tais como hereditariedade, excesso de peso, sedentarismo, alcoolismo, estresse e o fumo.

Entretanto, uma alimentação equilibrada pode favorecer em vários aspectos, beneficiando o funcionamento do organismo como um todo e melhorando o ritmo dos vasos sangüíneos e da musculatura do coração.

 

O sódio (componente do sal de cozinha) não é o único vilão da hipertensão. A inclusão de cálcio, magnésio, potássio e fibras na alimentação são de extrema importância para que a hipertensão seja realmente diminuída com melhores resultados. Cada uma dessas substâncias mantém um papel positivo no trabalho dos vasos sanguíneos. Veja abaixo:

- Cálcio: auxilia na contração da musculatura e melhora as condições do tônus vascular.

- Potássio: auxilia na excreção do sódio.

- Magnésio: mantém um efeito vasodilatador.

- Fibras Solúveis: podem diminuir a absorção de gordura e também diminuir a síntese do colesterol hepático. Esses efeitos podem contribuir na diminuição de riscos de formação da placa de ateroma nos vasos sangüíneos.

- Fibras Insolúveis: não atuam na diminuição de gordura, mas contribuem no aumento da saciedade, que por sua vez limita o consumo de alimentos e ainda favorece os movimentos do intestino.

 

Alguns alimentos que não podem faltar na sua dieta e fazem muito bem ao seu organismo:

- Aipo: é um excelente diurético, ajudando a evitar o acúmulo de substâncias tóxicas nocivas ao coração e ao sistema nervoso.

- Brócolis: é rico em ácido fólico, fitoestrogenos, cálcio, magnésio e vitamina C, que auxiliam na regulação da pressão.

- Cebola: possui quercetina que favorece a circulação sanguínea.

- Alho: possui alicina que favorece a circulação sanguínea.

- Abóbora: é fonte de betacaroteno e antioxidantes que atuam no controle da pressão arterial.

 

Mas não se deve pensar somente nos alimentos que devem ser inseridos, mas naquilo que também deve ser cortado, tais como:

- excesso de sal;

- molho inglês;

- shoyu;

- ketchup;

- caldos de carne e legumes;

- alimentos industrializados com alto teor de sódio;

- embutidos;

- enlatados;

- bebidas alcoólicas.

 

Agora está em suas mãos. O que você escolherá para colocar no seu prato?

 

Dica da nutricionista Ellen Karine dos Santos | CRN 10200

 

 

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?

Confira também:

#Benefícios do peixes

3 Dicas para melhorar os seus hábitos alimentares

3 motivos para terceirizaras refeições da sua empresa