Eccel Restaurantes Empresariais e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade
Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A presença da hipertensão pode ter inúmeras causas, tais como hereditariedade, excesso de peso, sedentarismo, alcoolismo, estresse e o fumo.
Entretanto, uma alimentação equilibrada pode favorecer em vários aspectos, beneficiando o funcionamento do organismo como um todo e melhorando o ritmo dos vasos sangüíneos e da musculatura do coração.
O sódio (componente do sal de cozinha) não é o único vilão da hipertensão. A inclusão de cálcio, magnésio, potássio e fibras na alimentação são de extrema importância para que a hipertensão seja realmente diminuída com melhores resultados. Cada uma dessas substâncias mantém um papel positivo no trabalho dos vasos sanguíneos. Veja abaixo:
- Cálcio: auxilia na contração da musculatura e melhora as condições do tônus vascular.
- Potássio: auxilia na excreção do sódio.
- Magnésio: mantém um efeito vasodilatador.
- Fibras Solúveis: podem diminuir a absorção de gordura e também diminuir a síntese do colesterol hepático. Esses efeitos podem contribuir na diminuição de riscos de formação da placa de ateroma nos vasos sangüíneos.
- Fibras Insolúveis: não atuam na diminuição de gordura, mas contribuem no aumento da saciedade, que por sua vez limita o consumo de alimentos e ainda favorece os movimentos do intestino.
Alguns alimentos que não podem faltar na sua dieta e fazem muito bem ao seu organismo:
- Aipo: é um excelente diurético, ajudando a evitar o acúmulo de substâncias tóxicas nocivas ao coração e ao sistema nervoso.
- Brócolis: é rico em ácido fólico, fitoestrogenos, cálcio, magnésio e vitamina C, que auxiliam na regulação da pressão.
- Cebola: possui quercetina que favorece a circulação sanguínea.
- Alho: possui alicina que favorece a circulação sanguínea.
- Abóbora: é fonte de betacaroteno e antioxidantes que atuam no controle da pressão arterial.
Mas não se deve pensar somente nos alimentos que devem ser inseridos, mas naquilo que também deve ser cortado, tais como:
- excesso de sal;
- molho inglês;
- shoyu;
- ketchup;
- caldos de carne e legumes;
- alimentos industrializados com alto teor de sódio;
- embutidos;
- enlatados;
- bebidas alcoólicas.
Agora está em suas mãos. O que você escolherá para colocar no seu prato?
Dica da nutricionista Ellen Karine dos Santos | CRN 10200
Curta e compartilhe:
Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?
Confira também:
#AlimentosdoBem: ALHO
#Alimentodobem: Agrião
#Benefícios do peixes