Notícias


Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial

A nossa saúde é o bem mais precioso que possuímos e diariamente precisamos cuidar dele para levantarmos e vivermos nosso dia a dia. Mas você sabe o que é hipertensão e porque precisa de tantos cuidados? 

Compartilhamos com nossos clientes esta news para orientação aos seus colaboradores.


Abaixo vamos falar um pouquinho mais deste assunto.

O que é hipertensão? ela ocorre quando a pressão do sangue impulsiona-o para todo o corpo de forma intensa, provocando danos na sua estrutura. A pressão arterial é medida através de aparelhos e pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade. Para algumas pessoas per uma pressão abaixo de 12/8, como por exemplo 10/6, é normal e para outras, valores iguais e superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

Abaixo apresentamos uma tabela como referência do padrão de pressão arterial e seus limites.


TabelaHipertensao


Sintomas: os principais sintomas apresentados são tontura, dor de cabeça frequente, falta de arte, palpitações, alteração na visão, entre outros. A hipertensão normalmente é silenciosa, por isso é importante a medição regular da pressão.

Principais causas: casos de histórico familiar, estresse, obesidade e envelhecimento. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. Na alimentação, o excesso de sal associados a hábitos alimentares não adequados são os grandes vilões.

Tratamento: a hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada através da adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança nos hábitos alimentares, atividade física regular, não fumar, consumo de álcool com moderação, entre outros.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde.

[topo]