Dicas


Dia Mundial da Diabetes

Diabetes é uma doença crônica caracterizada pela elevação da glicose no sangue e uma alimentação saudável, variada e completa é fundamental tanto para pacientes portadores da doença quanto indivíduas saudáveis. É importante incluir na alimentação frutas, verduras, legumes e cereais integrais, todos ricos em carboidratos, porém é rico em fibra alimentar, vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substâncias protetoras para o nosso organismo.

Apesar dos diabéticos não estarem absolutamente proibidos de ingerir açúcar ou alimentos açucarados, é necessário atenção, pois estes alimentos, além de contribuírem para uma rápida subida na glicemia (açúcar no sangue), apresentam, normalmente, uma elevada densidade calórica, sendo pobres em fibras, vitaminas e minerais e contribuindo para o ganho de peso.


Vantagens de uma alimentação equilibrada:

  • Mantém o peso adequado;
  • Normaliza o açúcar no sangue;
  • Ajuda a controlar a tensão arterial e níveis de colesterol;
  • Diminui o risco de complicações associadas à diabetes.


A roda dos alimentos ensina-nos a ter uma alimentação:

  • Completa: comendo alimentos de cada grupo e bebendo água diariamente;
  • Equilibrada: comendo mais dos grupos maiores e menos dos grupos menores;
  • Variada: comendo alimentos diferentes dentro de cada grupo, variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.

Por isso, vale a pena investir em uma alimentação saudável para a manutenção da nossa saúde desde a infância, evitando doenças futuras.


Dica da nutricionista Charniele Rutz | CRN2 12687.

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